quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bus, pessoas educadas e SNCF

E voilá, nem só de trabalho vive uma au pair, hoje venho contar sobre segunda e quarta de folga.

Segunda: acordo já pensando "o que é que eu vou fazer???". Desisto...o medo ganha e eu resolvi ir pra escola em Ferney e já tá de bom tamanho. Mas....E O BUS? Aquele que eu não sei usar o cartão ainda? Veeeex, ferrou! Saio mais cedo de casa e passo passeio de vó no mercado pra ver qual que é. Abastecida de um energético eu vou pro ponto já pensando no monstro que é a máquina pra validar o cartão (sério, é enorme) e na hora de entrar no bus o rapaz simpático do ponto vê minha cara de desespero e fala: eu te ajudo. EU TE AJUDO!!!!!!!!!!!!!!!! Yaaaaaaaaaaaaaaaay, fiquei tão feliz! *-* E pra quem ficou curioso sigam os passos logo a seguir quando estiverem na fronteira:

1-clique em: França se vc for pra alguma cidade francesa ou Suiça se vc for pra Genebra.
2-coloque seu cartão pra validar pois ele tem chip então precisa colocar lá no buraco e não só passar na telinha OU vá colocando as moedas até totalizar o valor do bilhete.
3-voilá! o seu ticket sai no outro buraquinho.

FIM.

Ah se eu soubesse que era tão fácil....
Agora meu próximo passo é descobrir pra que serve os outros botões pq eu contei mais uns....8. hahahaha. Quando eu souber eu conto aqui!

Ai eu desci um ponto antes pra fazer graça e me perdi, claro! Mas ooooutro moço simpático me ensinou o caminho e ficou com dó de mim com meu francês xexelento e explicou num inglês perfeito. Pra voltar eu pelo menos acertei o caminho.

Quarta:
Acordei virada no Jiraya e pensei: é hoje que eu compro meu bilhete pra Paris(papo pra outro post). Acontece que aqui temos 2 linhas de bus(ohhhhh! Pra 10 mil habitantes tá bom, né?) A linha F que é bus comum e a linha 33 que faz até Bellegarde onde tem a estação de trem(de Gex pra lá é 50 min). Pra ir pra gare(que de gare é só nome pq não tem estação porcaria nenhuma) de Divonne eu peguei o 33 e levei um susto quando ví um bus de viagem, daqueles todo chique... o motorista falou que minha carteirinha não valia então paguei normal. Cheguei na Gare da SNCF e fiz minha carteirinha que por sorte a carte de jeune que era de 12 até 25 anos agora é de 12 até 27 anos(semana que vem faço 26...), a moça era super simpática e só cagou na hora de: Ohhhhhhh brasileira, eu falo um pouco de espanhol. E começa a falar um espanhol que nem se eu soubesse falar espanhol eu entenderia mas puff(bufada francesa pq eu to adorando poder bufar e ng falar nada hahaha) ok ok! De lá resolvo ir pra Val Thoiry, indicação da minha amiga da Armênia lá do curso: vai lá pq é um centro comercial com 66 lojas e tá tudo em soldes. OPA, É PRA LÁ QUE EU VOU! Peguei o 33 de novo e descubro que pra cada distância é cobrado um preço(acho isso super justo) e choro litros ao ver as lojas em soldes....ai como eu te amo soldes! Comprei pouca coisa: uma pantufa de sapatilha pra usar dentro de casa, uma bolsa, um creme corporal e uma blusa de lã folgadinha pra usar com meia calça e shorts na H&M(beijo H&M, eu te amo). Na hora de ir embora claaaaaaro que eu paro no ponto errado e meu bus 33 que passa dali 3 minutos aparece láááá no ponto do outro lado da avenida num cruzamento lá na conxinxina e eu perco e o próximo é quando? Dali 2(eu disse duas) horas. Ok...volto pras lojas mas não posso comprar nada sabem pq? PQ EU BLOQUEEI MEU TRAVEL CARD NUMA TENTATIVA FRUSTRADA DE SACAR DINHEIRO COM A SENHA ERRADA =). Pelo menos serviu pra eu não comprar coisa desnecessária...humpf.
2 horas depois eu consigo pegar o bus 33 dessa vez no ponto certo e o motorista fala: carte de reduction mademoseille? AH VAH QUE ESSA COISA TEM TB? Preciso ir lá na central de turismo de Gex pra saber como eu faço a carte, pq desconto é sempre bem vindo.

E voilá, meus primeiros dias de folga...meio bagunçado eu sei, mas de coração. =)

E agora foto né minha gente...
Na terça abri minha janela e acontece o que eu temia: neve....muita neve....neve caindo do céu e chão branquinho.
nem sai de casa com tanto medo dela...me restou na quarta da minha folga sair nesse chão branco ai da foto e acreditem: eu não cai! (nem eu acredito).

Agora uma coisa: quando eu falo que Gex é no pé da montanha...é disso que eu to falando:

                                           Montanha Jura. Foto esperando o bus pra Divonne.



Bisous.

8 comentários:

  1. g-zuz... que eu n tinha coragem de morar num pé da montanha desse com essa quantidade de neve! tá de parabéns pela coragem!

    e sim... essa é a melhor época do ano pra quem gosta de liquidacöes. fico mais feliz que pinto no lixo =)

    ResponderExcluir
  2. Oie Jeh
    O bom de registrar tudo isso, é que depois vc ira ri muito relembrando esses momentos rs...
    Agora que foto linda é essa, inveja branca pr ai tem neve e aqui nao que droga =/
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Seeeempre tem essas historias quando voce comeca a pegar conducao aqui na zoropa! E ainda bem que o povo eh gente boa e ajuda, ne?

    lindas as fotos! =)

    ResponderExcluir
  4. Soldes soldes uma das melhores coisas da Europa hahaha

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk To vendo que muitas historias engraçadas vão rolar nesse blog!
    Boa sorte com esse ônibus que passam uma vez na vida outra na morte. Isso é horrivel! Agora percebo a sorte que tenho de ter variiiios ônibus aqui na av onde moro! hahaha :P

    ResponderExcluir
  6. Oi Jeh.
    Estou adorando as suas histórias.
    Ainda bem que você conseguiu alguém para lhe ajudar. A maquininha tem 08 botões? Nossa, para quê tanto?
    Bjs.
    Elvira

    Meu blog: http://evipensieri.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Ei Jeh, rindo litros de suas historias! Eu me lembro de inumeros apertos que passei também, mas depois a gente ri horrores e tudo nao passara de um simples aprendizado. Que bom que a familia é bacana e as crianças idem, isso é fundamental! Precisando ja sabe, ne? beijo grande! me da seu celular depois pra eu te ligar!

    ResponderExcluir
  8. hahahahaha vc é uma figura! tbm tenho medo da neve. me encho tanto de roupa que saio e acho que nem tá tão frio assim (sinal de que as camadas funcionam bem ahhaha)
    vai logo pra parriiiii, ai que inveja! os tickets de fds estão muito caros pra mim, mas vou continuar procurando : ) bjoss

    ResponderExcluir