segunda-feira, 1 de junho de 2015

Obrigações de au pair

Falando novamente sobre o au pair...
Afinal o que é obrigação e o que não é?

Sobre obrigações acho que o obvio é cuidar das kids, se ela for pequenininha dar banho, ajudar a comer, brincar, trocar fralda, PRESTAR ATENCÃO NO MINIMO DETALHE como uma manchinha no corpinho (vai que é catapora ne? meus 2 pequenos nas 2 familias pegaram catapora e eu que vi os primeiros sintomas)... se ja são grandes tem que ficar de olho no banho, forçar a beber agua, ajudar na lição de casa... E deixar o quarto deles organizado, vejam a diferença entre: fazer faxina e deixar organizado. Isso tem que ser combinado no contrato... uma coisa é manter brinquedo em ordem e a cama feita e outra é chegar com balde e esfregão. E também cuidar da alimentação deles, fazer janta, fazer almoço em dia que a aula acaba 11:30. Isso durante a semana, pois normalmente a au pair tem final de semana livre (mais uma vez deixar isso claro no contrato)

O que é de bom senso?
Gente eu morava na casa dessas familias, acho que o minimo que eu tenho que fazer é ajudar a por a mesa, a tirar a mesa, a organizar a lava louça, ao sentir falta da comida brasileira fazer um jantarzinho especial brazuca. Deixar seus pertences sempre dentro do seu quarto e não jogado pela sala, manter o banheiro e sala de banho que vc usa sempre limpo, e etc... certo? Eh tão obvio isso.

O que não é obrigação?
LIMPEZA PROFUNDA? FAXINA? EMPREGADA DOMESTICA. Gente pelamor do papai do céu jura que ainda tenho que responder perguntas como: eu tenho que limpar a casa toda? NÃO! VC NÃO TEM! NÃO DEVE E NÃO PODE ser empregada pois pra isso tem uma profissão que na França se chama femme de ménage. Vc é obrigada a manter o quarto das kids limpa, a mesa que eles comeram organizada, o banheiro e sala de banho que vc usa limpo... agora o resto? eu hen! se querem uma femme de menage eles que pagem! Uma familia que tem dinheiro pra pagar uma fille au pair também tem dinheiro pra pagar uma faxineira 1x na semana SIM! E se não tiver então a hosta que faça... vc esta no pais, veja bem, como intercambista com direito a trabalho como cabide. PRONTO. Não rpeciso falar que sua prioridade é: curso de frances e kids.

Existem casos de meninas que vem como au pair e como querem grana extra pra poder viajar mais nos dias livres e fazem faxina, sim existem MAS PAGO A PARTE. Ai é combinado com a familia e ela esta ganhando direiro fora do l'argent de poche semanal. Ai a coisa muda ne?

Espero ter deixado mais coisas claras pras futuras au pairs e a ultima dica: deixar tudo no contrato. A familia vai pagar metade do curso? poe no contrato. A familia vai pagar o cel e transporte publico(que é o minino ne gente? aff) poe no contrato. Vc vai ter sabado e domingo de folga? poe no contrato. Vc vai trabalhar so 2 sabados por mes?(que aconteceu cmg na primeira familia e nao tinha nd no contrato), poe no contratoooooo!
O contrato é a unica garantia de direito de uma au pair...


um beijo e um queijo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário